sábado, 19 de janeiro de 2013

ARTIGO - AULA INAUGURAL POLO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS





AULA INAUGURAL




POLO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS RECEBE AUTORIDADES E CURSISTAS EM AULA INAUGURAL DO PROFUNCIONÁRIO MATO GROSSO.



O Polo de São José dos Quatro Marcos comemorou no dia 07/12 ( sexta – feira ) com aula inaugural o início das atividades do PROFUNCIONÁRIO ( Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação)



O Instituto Federal de Mato Grosso ( IFMT ) é o executor dos cursos, numa ação do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação ( SEDUC ), em parceria com o Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica ( CEFAPRO ), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público  de Mato Grosso ( SINTEP ), Secretarias Municipais de Educação ( SMECs ) entre outros.

O profuncionário é um programa de formação técnica voltado para profissionais da educação em efetivo exercício, com formação em ensino médio ou concluinte.

Entre os cursos oferecidos pelo PROFUNCIONÁRIO ( polo ) estão os de Alimentação Escolar, Gestão Escolar e Infraestrutura Escolar que  atenderá os municípios de Araputanga, Indiavaí , Reserva do Cabaçal   e São José dos Quatro Marcos.

A atividade solene teve a abertura as 19 horas, conforme o previsto, e contou com diversas autoridades, prefeito de são José dos Quatro Marcos Srº João Roberto  Ferlim,  Assessor Pedagógico Profº Moacir Carlos Olivo, Assessora Pedagógica de Araputanga Profª Cleonice Ferreira da Silva , Secretária Municipal de Educação de Araputanga Profª Zélia Barbosa , Secretária Municipal de Indiavaí Profª Flaviana de Oliveira Ribeiro Rodrigues , Presidente da Subsede do Sintep profº  Valter Pereira Araújo entre outros representantes.

Os cursistas, das redes municipal e estadual chegaram ao local da aula ( Centro Comunitário), com bastante antecedência, e foram recepcionados  pelos cursistas Elias Camilo  ( vigilante ) e Rosimeire da Costa Garcia Kempe, Técnica Administrativa. No horário  estabelecido  a coordenadora do polo professora Neusa Maria de Oliveira deu início ao cerimonial,  onde fez a acolhida com mensagem de motivação e boas vindas aos cursistas. Das falas das autoridades pudemos ouvir o prefeito Srº João R. Ferlim, que salientou a importância do profuncionário para  município e a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados  a quem deles precisarem , o presidente da Subsede do SINTEP Profº  Valter A. Pereira relatou de forma concisa a participação do SINTEP, para que o profuncionário acontecesse no Estado, o Assessor Pedagógico Profº  Moacir Carlos Olivo convoca a todos para a responsabilidade em relação a formação e disponibilizou a Assessoria para toda a Equipe de Trabalho do Profuncionário e especialmente dos cursistas, a Assessora de Araputanga fala da importância do curso na vida profissional e pessoal, expressou–se de maneira motivadora lembrando a cada um que encontrarão obstáculos ao longo dos dezoito meses, mas que todos devem ser vencidos através da perseverança e dedicação  e a técnica administrativa Senhora Cleosnir de Oliveira Barbosa Criado, representante de todos os cursistas, relata sua caminhada de trabalho e cursos e  que está aberta ao profuncionário  por entender que é de suma relevância para o bom andamento dos trabalhos dentro da unidade escolar, assim, coloca se a disposição de todos os cursistas já que e atuante na Escola Sede, e que será responsável por atender as necessidades da Equipe de Trabalho  e dos cursistas dentro da escola, enquanto espaço físico e material, de forma contagiante dá as boas vindas a todos.

Um vídeo, especialmente criado para os cursistas,  colocou em destaque os parceiros, os municípios envolvidos, a  equipe de trabalho e motivação para os participantes.

O ponto alto da aula foi a palestra realizada pela Psicóloga Matilde Mattos, que de forma brilhante, trabalhou a temática força interior, a interação com os participantes foi contagiante e envolvente.

Muito atentos, os participantes assistiram o vídeo da aula inaugural, promovido pelo instituto, onde puderam obter mais informações sobre o funcionamento do programa e na sequência os tutores    Marcos Moraes, Roseli Brambilla, Luciene Almeida, Márca Botelho  fizeram auto apresentação, falaram sobre a estrutura dos cursos, o qual, irão trabalhar.

Para encerrar, tivemos as orientações feitas pelo  Tutor Presencial Srº Fernando Costa Pedroso, onde de forma clara e objetiva, falou dos pontos mais importantes do curso: como estrutura, formato das aulas presencias e virtuais, avaliação, entre outros informes.

Encerrou – se  a aula com informes gerais sobre o andamento do curso nas aulas presenciais e agradecemos a presença dos 178 ( cento e setenta e oito)  cursistas e convidados, que acreditamos estarem motivados e sensibilizados para a importância do profuncionário para suas vidas profissionais e pessoais e além da expectativa para o início  efetivo das aulas.

PROFUNCIONÁRIO 2012/2013/2014
 

              POLO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS –               COORD. NEUSA MARIA DE OLIVEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário